"Momento Shelter"
IN-Reflexão
Onde me encontro, o meu Shelter e o ato "Poesis", como elemento construtivo, e forma criativa.
fragilidade - contemplação - momento
O Objeto Descartável, e o "Abrigo Temporário", inerente ao utensílio que percorre percursos intemporais, resgatando memórias que são desprovidas, emergidas, como se fundidas se tratasse, embrulhado, condicionado, e fechado criando a inquietude inerente ao Objeto que se deixa contemplar expondo-se invocando a sua fragilidade.
Dentro deste contexto de expressão onde me encontro; “O meu Shelter, e o ato “Poesis”, o construtivismo como elemento em exercício, na forma criativa, e na introspecção reflexiva intima, interiorizada, pessoal.
O meu “EU”; De onde emerge elementos visuais, e auditivos sobrepostas com sabores e travos, como se expostas em camadas leyers, apresentados
num todo e integrado, momentos em lugares, sensações, tristezas, motivações, vivenciados, registos e marcas do tempo, neste Espaço - Lugar onde
me situo,
O Espaço Lugar e Não - Lugar, temporário, possivelmente frágil, mas contemplativo do momento de introspecção na reflexão, momento singular, intimo
integrado ou expansivo, motivante, a busca do contato direto com a vida do quotidiano, nos aspectos mais comuns que nos rodeia, relacionamentos resgatados, e descartáveis inerentes a percursos, momentos.
O Elemento Objeto “Copo” , como objecto figurativo de utilidade pessoal ou interpessoal e íntimo, que enquanto como objeto a ser usado usufruído, e
impregnado de motivações tactuais, labeal, e factual, o copo de plástico, do agradável ao repugnante estado no seu percurso como objeto; Relaciona-
mentos que podem ser descartáveis como copos, depois de serem usados ou inerentes ao processo, perpetuarem no tempo. Memórias de momentos
convivências, íntimos ou interpessoais.
O Copo de Plástico como Objeto, fragmentos do meu Shell, forma aplicada do conceito, como objeto envolvente no processo do meu
“Shelter”, como estrutura “Embrulho Shelter”.
Esta atitude recoletor, é inerente à sociedade contemporânea em que estamos emergidos por definição; Imposição, aproximando-se de
períodos de conturbação social; “Os Após...”.
Uma abordagem experimental emergindo no espaço da Arte Concetual, que me faz exaltar o conceito aplicativo da “Arte Pobre” 1967.
“A Arte como intervenção direta”
Referência a artistas da vanguarda, designação dada pelo crítico de arte italiano Germano Celant;
A Arte Pobre, emerge do após guerra, recessão na Europa, Itália, e o após industrialização acelerada, euforia do consumo provocado
nos EUA, e Itália nos anos 60, com profundos desequilíbrios sociais.
Processo de Reflexão Conceptual,
e Problemática
- o objeto e a forma criativa -
Os objectos impõem-se por si mesmos, criando uma arte de artifício desconcertante, e até provocatória, como nos apresenta na séries “Igloos” de Mário
Merz (1925), que dá à obra um caráter de situação, e não como o só Ver o Objeto, a situação apela. Pistoletto, expõem-nos essa inquietude, que apela
também á ironia o que se aproximam da arte conceptual.
Esta reflexão convida-me a uma interpretação do meu “EU”; Momentos Shelter, o compactar e criar um embrulho á minha escala, como forma cubica,
atado e lacrado, considerar o Meu “Embrulho Shelter”, expondo-o à sua fragilidade na leveza como estrutura volumétrica, tridimensional, invocando uma
contemplação na abstracção imaginária de pequenas inscrições de momentos registadas na base - fundo do objeto copo compactado, onde a luz prevalece, onde a inquietude emerge e questiona-se.
"Embrulho Shelter"
Kanimambo
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